MENU

Jornalismo82 Publicidade 1200x90
28/03/2023 às 17h43min - Atualizada em 28/03/2023 às 17h43min

Pré-conferência dos Diretos da Criança e do Adolescente discute direitos pós-pandemia

Primeira etapa ocorreu nesta terça-feira (28), na Escola Municipal Nosso Lar

Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Crianças e adolescentes discutem garantias de direitos para a infância e juventude. Foto: Allan César/Secom Maceió

A garotada começou a discutir propostas e alternativas para melhorias de políticas públicas voltadas à infância e juventude no município de Maceió, na primeira etapa da Pré-conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente.

A iniciativa foi realizada, nesta terça-feira (28), na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa. O tema discutido foi a promoção e garantia dos direitos humanos deste público no contexto pandêmico e na pós-pandemia.

Participaram da ação, alunos da Escola Municipal Nosso Lar e outras crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar e dos projetos sociais Mandaver, O Consololador e Erê, além de profissionais das diversas políticas públicas que trabalham com a infância e a juventude.

A meninada mostrou como a cidade deles pode melhorar e o que eles mais necessitam para viverem bem. Maria Vitória, 14 anos, é atendida pelo projeto social, O Consolador, e apresentou a sua contribuição. “Fiquei muito honrada em poder participar. É muito bom saber que minha fala é importante. Obrigada por acreditarem no meu potencial”, disse a estudante.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Andrea Queiroz, a pré-conferencia é um espaço para construir junto com as crianças e adolescentes, uma cidade melhor para meninos e meninas. “Quem vivencia os problemas são eles, por isso devem ser os protagonistas. Juntos com eles construiremos propostas e discutiremos temas, para levarmos para as conferências, municipal, estadual e nacional, que poderão se transformar em políticas públicas, que eles vivenciem”, explicou.

O conselheiro Tutelar da Região II, Vinicius Elói, destacou a importância da iniciativa, que acontecerá nas 10 Regiões Administrativas. “As crianças e adolescentes são os protagonistas das pré-conferencias. Elas opinam e sugerem melhorias para vida delas. Por isso, é importante que participem”, pontuou.

Principais eixos da pré-conferência municipal:

Eixo Temático 1 - Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;

Eixo Temático 2 - Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19;

Eixo Temático 3 - Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;

Eixo Temático 4 - Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

Eixo Temático 5 - Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

PROGRAMAÇÃO

28/03 –RA’s I e II- Escola Municipal Nosso Lar – Eixo 1

29/03 – RA’s III e IV – Juvenópolis - Eixo 2

30/03 – RA’s VII e VIII -Escola Estadual Professora Maria Ivone- Eixo 4

31/03 - RA’s IX e X – CAIC Benedito Bentes - Eixo 5

04/04 - RA’s V E VI – Escola Theonilo Gama- Jacintinho - Eixo 3

A programação da Pré-Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente prossegue amanhã (29) – no Juvenópolis em Bebedouro.

Quem quiser participar pode se inscrever também pelo link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalismo82.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp