A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quarta-feira (29), um encontro entre residentes, estagiários e representantes de instituições de educação técnica e superior da área da saúde.
A reunião é um espaço de imersão acadêmica, que visa alinhar junto aos participantes, as atividades desenvolvidas na Atenção Básica de Maceió, de modo a contribuir para a qualificação de atendimentos em Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nos quais os futuros profissionais vão atuar.
O encontro, que acontece anualmente, é organizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, juntamente com a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com a Coordenação de Atenção Básica e Diretoria de Atenção à Saúde. O objetivo é fortalecer a integração dos serviços de saúde e preparar estudantes da área da saúde para o mercado de trabalho com qualidade e responsabilidade.
“A Secretaria de Saúde tem como objetivo a promoção de saúde e educação e a geração de oportunidades de empregos para profissionais em formação, com a finalidade de garantir serviço de saúde de qualidade para a população, desde as práticas acadêmicas", ressalta enfermeira Camila Alves.
Durante o encontro, os participantes discutiram sobre o cotidiano das atividades nos serviços de Saúde, além de um momento de cinema e dinâmicas, com a apresentação de um curta-metragem para a reflexão sobre as atividades e a importância dos atendimentos na Atenção Básica.
Buscando o fortalecimento de parcerias, o evento contou com representantes de instituições conveniadas, como a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Escola Técnica Santa Bárbara.
Alessandra Pontes leciona nos cursos de Enfermagem e Medicina do Cesmac, atuando na Pró-Reitoria da instituição. A professora fez uma análise sobre a imersão de alunos dos cursos de saúde nos serviços de Atenção Básica.
“Esse encontro é perfeito, pois o mercado exige que estejamos prontos e quando trazemos esses alunos nesse tipo de evento, isso favorece no aprendizado entre todos de forma colaborativa. A proposta é que cada um conheça seus desafios sobre a realização de suas atividades”, afirma.
Marcelo de Araújo, residente da Saúde da Família da Uncisal, compartilhou sua opinião sobre a importância do evento. “Esse encontro é de extrema importância tanto para estagiários, quanto residentes, pois estamos atuando diretamente com a saúde pública. Dessa forma reforçamos o funcionamento da teoria e da prática. É como uma preparação para conhecer como funciona todo o processo e podemos trocar experiências, além de ser motivador para a nossa atuação profissional”, destaca.