A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza na próxima terça-feira (5), o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal. O evento está marcado para 9h e deve ser encerrado às 17h, no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, no bairro Cruz das Almas em Maceió.
A iniciativa faz parte do calendário anual da Sesau e é voltada para os coordenadores e gestores que atuam na área de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência em saúde bucal é assegurada na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“O Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal é um momento de avaliação das ações realizadas no primeiro semestre deste ano, além de apresentações de experiências exitosas e trocas de experiências entre os profissionais”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota.
No evento, além das apresentações de trabalhos e experiências profissionais, serão realizadas palestras de representantes do Ministério de Saúde (MS). A coordenadora-geral do Programa Nacional de Saúde Bucal, Doralice Severo Cruz, e o assessor técnico do MS e apoiador do órgão para Alagoas, Renato Ishigame, irão falar sobre as Perspectivas, Desafios e Prioridades da Política Nacional de Saúde Bucal e acerca dos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal.
Já a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, irá apresentar as Estratégias da Coordenação Estadual de Saúde Bucal para a Consolidação da Política Nacional de Saúde Bucal. Por fim, o apoiador técnico do Programa Estadual de Saúde Bucal, Clairton Soares, irá apresentar os Indicadores de Saúde Bucal em Alagoas
“Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para a atuação profissional de todos os profissionais de saúde bucal do SUS em Alagoas, pois serão expostas as perspectivas e desafios que a área de saúde bucal enfrenta. Nosso objetivo com este evento, é buscar a melhoria dos serviços e ampliar a qualidade de vida de todos os alagoanos”, destacou Maria de Lourdes Mota.