A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (24), um encontro do grupo diretor do Plano Emergencial de Oncologia. A reunião foi realizada na sede da Sesau, em Jaraguá, e discutiu o panorama e avanços do atendimento em Alagoas.
Pelos dados da secretaria, 351 pacientes foram atendidos de outubro de 2023 a janeiro de 2024, com 29 cirurgias realizadas e 312 exames feitos. “São números que reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade de forma célere e tecnicamente correta”, destacou a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky
O assessor técnico da secretaria, Fernando Câmara, explica que o Plano Emergencial de Oncologia foi criado em outubro de 2023 para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública, aumentando a oferta de consultas com especialistas para diminuir a fila de espera por assistência.
Ele destacou ainda que o plano é realizado com parcerias entre as três esferas da administração pública – federal, municipal e estadual. “É um trabalho em conjunto tendo a saúde e bem-estar dos alagoanos como norteadores”, reforçou.
Já o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já feito na história de Alagoas para pacientes com câncer, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado.
“É uma iniciativa inédita feita para atender as demandas da população que precisa de atendimento especializado de forma rápida. A gestão estadual de saúde tem colocado todo o seu aparato técnico e pessoal para que os pacientes oncológicos de Alagoas sejam acolhidos e tratados em sua plenitude”, ressaltou o gestor.
Acesso
Para ser incluído no Plano Emergencial de Oncologia e ter acesso aos serviços, às pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Para o atendimento, os pacientes são acionados e convocados para realizarem as consultas, não devendo comparecer a estas unidades sem que a Sesau entre em contato e agende a data para atendimento.
De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, a lista de espera do Plano Emergencial é atualizada diariamente pelos municípios. “Estamos tendo sucesso com o plano, principalmente, no que tange a rapidez entre a consulta e a cirurgia. A Lei preconiza até 60 dias, mas estamos conseguindo em menos de 30 dias. A lista atualiza diariamente. Todos os dias, os municípios registram em média de 10 a 12 pacientes. A maioria desses pacientes são oriundos dos municípios de Maceió, União dos Palmares e Rio Largo”, informou.