MENU

Jornalismo82 Publicidade 1200x90
05/05/2022 às 22h11min - Atualizada em 05/05/2022 às 22h11min

Secretário de Educação empossa conselheiros escolares e destaca democracia na tomada de decisões

Conselheiros terão mandato de dois anos e terão atuação direta com a comunidade escolar

Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), oficializou nesta quarta-feira (4), a posse dos novos conselheiros escolares eleitos este ano. Presente à cerimônia que contou com a presença de educadores, diretores das unidades escolares e professores, o secretário de Educação, Luís Rogério Lima, destacou o poder democrática da Prefeitura de Maceió para a tomada de decisões coletivas.

"Estamos juntos nesta missão. A nossa gestão na Secretaria Municipal de Educação é absolutamente democrática e nunca tomaremos uma decisão sem consultar coletivamente. É um desafio muito grande que vocês conselheiros terão a partir de agora. Vamos trabalhar juntos para transformar realidades e em prol de uma educação cada vez mais desenvolvedora”, destacou o secretário ao direcionar as suas palavras aos conselheiros.

O ato de posse aconteceu no auditório do hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, e também contou com a presença da secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas; da diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida, a coordenadora de Organização Escolar, Marta Palmeira e o diretor administrativo da Semed, Augusto Rocha.

"Vocês, conselheiros, são nossos elos na gestão. O papel importante que o conselheiro tem é de representar seus pares. Ouçam os seus pares, os pais dos alunos, os professores, funcionário, cada um tem suas necessidades, porque isso beneficia a escolarização e a organização escolar. Vocês são os olhos da sociedade dentro desses equipamentos públicos. A gente não acredita em uma ação verticalizada, mas, sim, numa ação democrática", discursou Emília Caldas.

Para Marta Palmeira, a posse foi um momento de emoção e agradecimento. "Eu costumo pensar que a gente não funciona sem vocês, conselheiros. Vocês que estão na ponta é que fazem a educação acontecer. É um momento de muita emoção ", afirmou.

Conselheiros empossados – Ao todo, foram eleitos 2.088 conselheiros escolares, que terão dois anos de mandato e irão atuar em quatro segmentos, com contatos diretos com os pais dos alunos, alunos, professores e conselho. Os conselheiros também contribuem como cogestores das escolas e deliberam sobre temas de interesse da comunidade escolar, além de supervisionar a aplicação das verbas nas escolas.

Representantes de cada segmento, que estava na frente de honra, no palco, foi chamado para assinar o documento. Para o segmento Conselheiro, foi convocado à mesa José Hortêncio dos Santos; segmento Professor, o Aldemir Cavalcante; segmento Pais, Niedja Ferreira; e segmento Aluno, Rosecleide Verçosa.

Aldemir Cavalcante é professor da Escola Municipal Dr. Orlando Araújo, localizada na Ponta Verde, e contou que é um importante momento para a categoria dos professores.

"Acredito que essa é uma importante participação do professor. A função do conselheiro do segmento professor será necessária para o administrativo da escola e também para poder reivindicar alguns direitos tanto dos professores quanto dos alunos. É no conselho que é decidido para onde a verba será distribuída e, com isso, traremos benefícios para os alunos", ressaltou.

José Hortêncio, atuante na Escola José Carneiro, localizada no bairro do Farol agradeceu aos presentes e ficou feliz pela posse.

"Somos nós que organizamos, juntamente com o apoio da Semed, nas eleições do conselho e não só isso, na aprovação do calendário escolar. Tudo o que acontece na escola, o conselho tem que estar consciente. O conselheiro tem que saber ser atuante ainda mais", disse Hortêncio.

Niedja Ferreira celebrou a posse do conselho e comentou sua sensação em ser uma das eleitas. "Estou iniciando como conselheira agora. Surgiu a vontade de participar porque achei que eu poderia ajudar de alguma forma, junto com o pessoal da escola. Quero ajudar da melhor forma possível para trazer algo positivo em todos os segmentos".

A aluna Rosecleide Verçosa, de 55 anos, se emocionou ao falar sobre a posse. Ela contou que começou a estudar tarde e agradeceu todo apoio que a escola a tem dado. "Agradeço ao colégio onde estou estudando porque é muito bom, agradeço do diretor até quem limpa o colégio, porque toda noite que chego lá tem tudo pronto e agradável, agradeço demais. Comecei agora a estudar e agradeço todo dia por isso", disse Rosecleide.

Programação – O evento de posse teve apresentação musical dos técnicos de Ação Cultural da Semed, Tércio Smith, Késia Simone e Jorge Von Félix, que animaram o público ao som de músicas clássicas e regionais. Logo depois, o ator e comediante Regis de Souza, caracterizado de cordelista nordestino, recitou um poema de Sirlia Lima que teve como tema a importância do conselho escolar na comunidade. Técnicos da Semed também interagiram com o público tocando músicas e canções.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalismo82.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp