O filme “Gato de Botas 2: O Último Pedido” nunca teve uma plateia tão animada e com sorrisos largos quanto a desta quinta-feira (12). Cerca de 30 crianças das unidades de acolhimento Casa Lar, Acolher e Rubens Colaço, foram ao Shopping Pátio, no bairro Cidade Universitária, para acompanhar uma sessão de cinema da animação.
O passeio foi uma ação promovida pela Coordenação dos Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e reuniu também os jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Juvenopólis.
A coordenadora dos Direitos da Criança e do Adolescente da Semas, Michelle Damasceno, destacou da importância de promover lazer e diversão para as crianças acolhidas e assistidas pela Prefeitura de Maceió.
“Oferecer esse tipo de atividade de lazer às crianças é muito importante e pode trazer inúmeros benefícios, que vão além do divertimento, relaxamento e gasto de energia. Lazer é a porta de entrada para melhorar as relações como controle do estresse, e a saúde física e mental das crianças. Para elas, em especial, que não têm tantas oportunidades, os ajuda também a sair da rotina, bem como desenvolver a imaginação e o aprendizado de forma lúdica e prazerosa”, ressaltou a coordenadora.
A pequena Natália, 10 anos, gostou do filme e contou que espera por mais diversão como a desta quinta.
“Eu gostei do filme e do passeio também, comemos pipoca, biscoito, sorvete e refrigerante. Tinha o cachorro, no filme, que era muito engraçado e ele tinha um barrigão. Gostei muito e quero ir mais vezes. Foi divertido demais”, disse a menina.
A Semas mantém em funcionamento quatro unidades acolhimento: Serviço de Acolhimento Institucional de Adoção Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 7 anos. A Casa de Passagem Luzinete Soares de Almeida, que atende meninas de 7 a 17 anos. A Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que assiste meninos de 7 a 17 anos e a Casa Lar, que recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos de 7 a 17 anos, que por algum motivo, tiveram que ser afastados do vínculo familiar.