A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social recebeu do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho, a confirmação da entrega de equipamentos de informática, adquiridos graças ao convênio com o Ministério da Justiça (MJ).
A reunião ocorreu na Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, com os secretários Diogo Teixeira e Flávio Saraiva, respectivamente da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Segurança Pública (SSP), momento que serviu para selar a parceria do TJ com a Seris e a SSP. “Estamos buscando recursos no Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) para ampliar ainda mais nosso trabalho na telepresença. Nosso atendimento já é uma referência. É um trabalho pioneiro no país e só temos a agradecer a parceria que vai aprimorar esse trabalho já feito”, destaca o secretário Diogo Teixeira, ao celebrar a entrega de onze equipamentos de alta tecnologia para a Seris, a serem utilizados no Centro de Telepresença, setor que já registra mais de 20 mil audiências.
Na primeira quinzena de janeiro deste ano, após assinatura de termo de cessão, o Tribunal de Justiça de Alagoas disponibilizou os kits de equipamentos de videoconferência para a Seris e a SSP, além de licenças para uso de softwares.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. “A Seris é sempre acompanhada por nós e nós testemunhamos que melhorou muito e que não teremos problemas. Nós percebemos e acompanhamos”, destaca o presidente do TJ, desembargador Fernando Tourinho.
Os novos computadores e equipamentos de videoconferência irão para as Varas Criminais, os presídios e instalação em algumas delegacias, servindo, assim, para audiências de instrução e de custódia, que passam a facilitar a execução de tarefas dos servidores que atuam na Seris e visam oferecer mais celeridade e mais segurança para os alagoanos, contribuindo para a ressocialização de apenados.
“O objetivo é fazer as coisas acontecerem. Uma reunião em que cada um dos expoentes das pastas entraram em sinergia com o Poder Judiciário para atingirmos o resultado final. Nós tivemos através de um projeto elaborado no Judiciário a destinação por parte do Ministério da Justiça de uma série de equipamentos para a realização de audiências de custódia e de instrução. Na Seris, nós já vemos um cenário bem propício, e se anda bem, o trabalho já é feito naturalmente e a contento, só precisaremos trocar as máquinas”, relata Lorena Souto Maior, juíza auxiliar da presidência.
José Baptista, diretor de Tecnologia do TJ-AL, parabenizou todos os envolvidos pela ação que informatiza presídios e delegacias do Estado com equipamentos de tecnologia avançada. Legenda: Novos computadores e equipamentos de videoconferência irão para as Varas Criminais, os presídios e instalação em algumas delegacias