Estudantes dos 9º anos da Escola Municipal Haroldo da Costa, unidade com o maior Ideb da rede municipal, localizada no Tabuleiro do Martins, participaram nesta terça-feira (31) de uma manhã de Ciências, em que expuseram seus projetos e trabalhos sobre diversas temáticas relacionadas à natureza, astronomia e à criação do mundo. O objetivo maior desse evento foi mostrar a autonomia dos alunos em montar seus projetos científicos, a partir do que aprenderam em sala de aula.
Foram realizadas apresentações orais sobre os temas, com explicações teóricas, como também experimentações práticas ao vivo pelos próprios estudantes.
Cada turma escolheu um tema, como a anatomia do vulcão, a identificação do DNA por meio de amostras, demonstrações da explosão de um meteorito, entre outros. Cada equipe apresentava o seu tema e ia para outras turma para assistir as apresentações dos outros colegas, estimulando também a integração social e a interação entre eles. Os próprios alunos ficaram livres para a escolha dos temas que se identificaram.
Para Elza Duarte, professora responsável pela disciplina de Ciências da escola, a proposta era que os alunos desenvolvessem trabalhos com três finalidades principais: elaboração da teoria, experimento prático e a preparação autônoma de materiais.
"Para mim é fantástico ver o aluno com autonomia demonstrando tanto na expressão corporal e verbal o conhecimento que ele foi adquirindo. Inclusive, os alunos ficaram nervosos na hora de fazer a demonstração. Houve até uma interação maior entre os espectadores e eles porque todo mundo se viu naquele papel de repassar o conhecimento. Muito bom ver isso", disse a professora.
Pedro Henrique Silva do Nascimento, de 16 anos, participou da equipe que apresentou sobre o vulcão. Ele contou que organizaram sozinhos o espaço da apresentação, o experimento e a maquete com o projeto.
"Nós falamos sobre o vulcão, sua parte física e os efeitos causados devido à sua erupção. Eu gostei bastante porque eu gosto de falar muito e por eu falar bastante meio que incentiva os nossos jovens a estudar e a conhecer mais esse fenômeno que é o vulcão. Fizemos muita questão de organizar a sala, colocar luzes vermelhas, compramos TNT, tudo ficou organizadinho do jeito que a gente gosta de fazer", contou o estudante.
Josislan da Silva Moura e Matheus Walisson da Silva têm 15 anos e participaram da mesma equipe. Eles ficaram responsáveis pelo tema relacionado à astronomia e à criação do planeta terra, realizando um experimento químico chamado "Tromba de Elefante".
"Primeiro a gente passou quase um mês planejando com a turma sobre como iríamos organizar a sala. Também resolvemos fazer sobre isso para ter um momento de descontração porque todo dia na mesma sala é chato, e sair disso e começar a ter aulas um pouco mais divertidas é uma boa ideia. Para o experimento, utilizamos água oxigenada concentrada, detergente neutro, pó iodo, Iodo de potássio e corantes alimentícios. Gostei bastante do resultado", explicou Matheus Walisson.
Já Josislan frisou que queria fazer algo que chamasse a atenção dos alunos de uma forma que os colegas pudessem entender. "Queríamos também trazer um momento divertido. Queria que o experimento e também a parte teórica fizessem com que os outros entendessem sobre o espaço, sobre o planeta, os meteroritos que caíram na terra, sobre as teorias que têm por trás da criação do mundo. Eu me identifico muito com a áre de química. Gostei muito de hoje", disse.
Segundo Rita Vasconcelos, uma das coordenadoras pedagógicas da escola, foi um momento de gratificação e troca de experiências. "Esse momento é rico em decorrência desse fato de que realmente eles estão vivenciando e se colocando no lugar do professor, transmitindo o conteúdo que eles adquiriram cada um dentro de sua perspectiva", disse a coordenadora.