O Brasil terá uma nova cara para o trabalho de marketing e promoção do turismo internacional. Visando promover essa nova identidade, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), está promovendo uma ação conjunta em todo o país para exibir a marca em monumentos históricos e pontos turísticos das principais cidades do país. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) de Alagoas participa da iniciativa e vai projetar a nova marca na fachada do Museu Palácio Floriano Peixoto, nesta terça-feira (14), no Centro de Maceió, a partir das 18h.
A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país. A Embratur retoma a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. A marca escrita com S substitui a escolha feita pela gestão anterior do governo federal, que vendia a imagem do país com a marca “Brazil – visit and love us”.
Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, enfatiza que a Embratur tem sido uma grande parceira na promoção do Destino Alagoas no mercado internacional de turismo. “Recentemente estive em Brasília, fui recebida pelo presidente Marcelo Freixo e sua diretora de marketing, Jaqueline Gil, para alinharmos estratégias em conjunto para promoção e divulgação das nossas belezas alagoanas em todas ações voltadas ao mercado internacional do turismo. É um privilégio contarmos com essa parceria e hoje participamos dessa importante ação de visibilidade que marcará o início de um novo trabalho de divulgação do nosso estado e país pelo mundo”, ressalta.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), será utilizado como principal “garoto propaganda” do logo, recebendo também a projeção da marca. Além dele, o Museu do Estado, em Belém (PA), e as Torres de TV, em Brasília (DF), são outros pontos turísticos brasileiros que participarão da ação.
A marca
A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
Segundo a Embratur, a atualização da Marca Brasil é o marco temporal da mudança da estratégia de promoção internacional do turismo brasileiro. A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.