A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza, durante todo o mês de março, capacitações voltadas para os servidores da área de saúde. A iniciativa é uma parceria entre a Seris e as secretarias estadual e municipal de Saúde, atendendo à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
Na sexta-feira (3), o tema escolhido foi hanseníase, uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa exposta à enfermidade. A capacitação teve como público-alvo profissionais de medicina, enfermagem, odontologia, entre outros, que atuam no complexo prisional.
A gerente de Saúde da Seris, Danielah Lopes, explicou que a formação continuada dos profissionais visa qualificá-los para que consigam diagnosticar as doenças antes da sua evolução, tratando-as de forma preliminar, de forma a atingir uma melhor resposta ao tratamento. “Os temas das capacitações foram escolhidos conforme as doenças que possuem maior ocorrência dentro do cárcere, não só em Alagoas, como também em todo o Brasil”, disse a gestora.
Segundo Sidney dos Santos, técnico responsável pela condução do PNAISP no Estado, a parceria entre a Seris e a Secretaria de Saúde faz parte das políticas públicas voltadas para a população privada de liberdade.
“Estamos aqui não só para desenvolver um trabalho de capacitação, mas, também, para trazer toda a estrutura de saúde necessária, pois o reeducando também é um usuário do SUS, tendo o direito de acesso a todos os serviços que o sistema oferece.”, concluiu o técnico.
O enfermeiro Joabson Santos, um dos participantes do treinamento, elogiou a iniciativa. “A capacitação sobre a hanseníase foi importante para aprimorar nosso conhecimento sobre a doença. É fundamental que todos participem, pois, com o que aprendemos aqui, conseguimos diagnosticar as doenças previamente e podemos, também, trabalhar na prevenção”, enfatizou.
As capacitações acontecem durante o mês de março, no auditório do setor de Saúde da Seris, no complexo prisional. A programação segue nos dias 17 e 24, com a prática para os profissionais de medicina, enfermagem e fisioterapia.