A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) promoveu, nesta segunda-feira (7), uma palestra sobre diversos procedimentos tributários, por meio do Programa Contribuinte Arretado. O momento reuniu cerca de 130 contadores alagoanos.
O encontro ocorreu no auditório do Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, em Jacarecica. A palestra teve como objetivo sanar dúvidas práticas e teóricas a respeito das malhas fiscais.
Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, os encontros promovidos são relevantes para que os contadores compreendam melhor o funcionamento das malhas fiscais, a fim de corrigir as pendências de forma adequada.
“Assim, evitam a ocorrência de erros que possam levar a futuras notificações. O foco da Sefaz é facilitar a autorregularização dos contribuintes por meio de ações orientativas. E os contadores têm mostrado interesse em participar dessas palestras para entender melhor a engrenagem que está por trás das malhas fiscais”, salientou.
A líder do Programa Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, comentou que o encontro teve o objetivo de auxiliar os contadores, reconhecendo sua importância na relação e o papel fundamental que desempenham ao aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sua atividade fim.
“Essa é mais uma ação que estamos promovendo periodicamente para os contadores. A nossa finalidade é fornecer meios para que eles compreendam nossa legislação e cumpram as obrigações em conformidade com a lei. E temos percebido que essas palestras têm sido muito frutíferas, com a participação ativa dos contadores, que nos fornecem feedback positivo”, citou.
O vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), Marcello Quirino, enfatizou a importância dos encontros promovidos em conjunto entre o sindicato e a Sefaz-AL.
“É uma forma de reconhecer o papel relevante dos profissionais da contabilidade na execução das regras tributárias estaduais. Além disso, esses encontros oportunizam para que a gestão possa ouvir todas as partes envolvidas no processo, bem como elevam o nível de conhecimento dos profissionais, criando uma responsabilidade e obrigação de aprimoramento contínuo”, frisou.
Presente na palestra, o contador Sivetonio Cosmo mencionou que essa temática abordada sobre malhas fiscais contribui significativamente para toda a sociedade. “É um tema de grande relevância, pois nos orienta a traçar melhores direcionamentos no escritório e a oferecer orientações mais precisas aos nossos clientes, para que cumpram suas obrigações de forma correta e alcancem resultados positivos”, falou.