A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) promoveu, nesta segunda-feira (13), uma palestra com o objetivo de apresentar os prazos estabelecidos pelo Decreto nº 94.262/23 de encerramento anual da execução orçamentária, financeira e contábil do exercício de 2023. O evento ocorreu na sede da secretaria, no Centro de Maceió, reunindo diversas unidades gestoras do estado.
Durante a palestra, foram abordadas as obrigações, incluindo os prazos para execução orçamentária, data de abertura do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas (Siafe-AL) para 2024 e a inscrição dos restos a pagar.
“O balanço geral do Estado depende muito dos registros efetuados pelas unidades gestoras, e para que isso possa ocorrer, devem seguir o decreto e os prazos para que tudo possa ser feito na melhor tranquilidade possível”, destacou o contador geral do estado de Alagoas, Ricardo Leite.
Presente no encontro, a superintendente de finanças e contabilidade da Secretaria de Segurança Pública (SPP), Fabricia Gonçalves, enfatizou a importância da reunião para esclarecer dúvidas.
“As reuniões de encerramento de exercício são essenciais porque solucionam dúvidas de todas as unidades gestoras, principalmente esse ano que é muito específico, de entrada de novas obrigações e de decretos de contingência”, afirmou.
Maria Lúcia, contadora do Gabinete Civil, também ressaltou a relevância da iniciativa da Sefaz. “É crucial manter-se atualizado sobre as alterações contábeis, financeiras e orçamentárias. Gostei bastante da reunião, pois nos permite compreender melhor e esclarecer dúvidas”.