Dicom/CMM O delegado e superintendente Municipal de Trânsito de Maceió, André Costa, foi homenageado na manhã desta, sexta-feira (3), com a comenda do Mérito Cívico. Proposta pelo vereador pastor Oliveira Lima (Republicanos) a homenagem foi aprovada por unanimidade de votos. A solenidade de entrega, conduzida pelo presidente Galba Netto (MDB) ocorreu na Câmara de Vereadores de Maceió e reuniu autoridades do judiciário estadual e federal, Polícia Federal, Ministério Público, Sociedade Civil e do Executivo.
André destacou que ser reconhecido pelo trabalho num momento em que atua para organizar e melhorar a mobilidade da cidade aumenta ainda mais sua responsabilidade com o planejamento do trânsito. Com 20 anos morando no Estado, disse que se sente alagoano por ter contribuído com a cidade tanto na área de segurança e, agora, atuando como superintendente da SMTT
"Me sinto honrado e sei que isso aumenta a nossa responsabilidade. Maceió foi uma cidade que me acolheu e onde tenho vínculo e vivo há 20 anos. Minha filha é maceioense. Continuarei prestando serviços relevantes a cidade. Destaco aqui que tudo o que fazemos só é possível porque é feito em equipe. Criamos essa liga e elos e por isso conseguimos fazer muito com essas pessoas", disse André.
Segundo o superintendente o trabalho desenvolvido no órgão tem a contribuição decisiva com demandas e propostas do prefeito JHC a quem chamou de visionário. Ele lembrou que o maior desafio, no momento, envolve o planejamento de ações de mobilidade que levem em conta o isolamento da cidade que deixou de ter o funcionamento de quatro bairros.
"Perdemos uma das principais vias de conexão da parte alta da cidade com a parte baixa e o desafio é gigantesco. E para melhorarmos nosso trabalho precisamos de vários atores. Destaco aqui o próprio prefeito e até mesmo a CMM com leis e a aprovação do orçamento. Acredito que com todos eles juntos iremos gerar resultado em conjunto para a cidade crescer. Quanto ao plano diretor esperamos poder contribuir também para a sua construção porque definir o futuro da cidade de Maceió inclui também construir seu plano de mobilidade", concluiu André.
Destaque
Propositor da honraria, o pastor Oliveira Lima disse que o trabalho da SMTT na construção diária de alternativas para a cidade tem muito da habilidade e compreensão do superintendente André com sua equipe. Para ele, o prefeito JHC acertou na indicação pois todos têm visto o seu empenho em garantir não somente a segurança no trânsito mas sua fluidez.
"São dois anos e dois meses a frente da SMTT em nossa cidade. E isso é um espelho do seu trabalho já que o órgão que dirige é muito importante para todos. Ele tem feito um trabalho excelente e o prefeito JHC acertou em escolher um profissional tão competente para a função. Ele é uma pessoa que tem formação como Delegado Federal e na pasta tem buscado soluções dentro e fora do Estado para melhor a mobilidade de Maceió", enfatizou Oliveira.
As qualidades como gestor também foram enaltecidas pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto. Para o parlamentar os bons resultados obtidos no comando da SMTT tem qualificado André como um dos integrantes da equipe do prefeito com maior dinamismo.
"Ele tem conseguido resultados muito positivos o que o qualificou para que tivesse o reconhecimento do pastor Oliveira que foi muito feliz nessa indicação. E passa a ser uma homenagem não somente ao próprio André mas também a administração de Maceió que tem a frente o prefeito JHC", enfatizou Galba.
O presidente da CCJ, Chico Filho (MDB) parabenizou o homenageado e sua proposição pelo pastor Oliveira Lima. O vereador revelou que em função das demandas para os taxistas, categoria com a qual trabalha há muitos anos, quase sempre vai ao órgão em busca de soluções para suas demandas.
"A casa cheia com tantos representantes de pessoas da sociedade demonstra a importância do trabalho da SMTT. Nós maceioenses agradecemos muito essa oportunidade de tê-lo a frente do órgão. Que o amigo tenha sempre sabedoria e competência para gerir os novos desafios. Que bom que está no município e integrando essa equipe do prefeito JHC", completou Chico.
Ética
O prefeito JHC disse que Maceió ganhou muito com a chegada do superintendente André Costa por ser uma pessoa com capacidade de liderança e que tem o reconhecimento de toda a equipe. Ele disse que é importante agradecer a postura dedicada com a cidade, com os maceioenses e em especial com os agentes da SMTT. O próximo passo importante da gestão do órgão será o lançamento do Plano Municipal de Mobilidade.
"É uma pessoa ética e poder reconhecer isso nesta homenagem é muito importante. Depois do trabalho feito na segurança do Ceará era um player que qualquer município iria querer contar. Você se lançou a um novo desafio e soube segurar com toda a dedicação. A proposta mais ousada da gestão estava nas mãos do superintendente André que era a redução do preço da passagem. Criamos um grupo de trabalho e saiu a solução de equacionarmos e fazermos o planejamento para o sistema de transporte da capital. Transformamos em política pública. Veio o Passe Livre Estudantil e depois o Domingo é Livre, o geladão, reforma dos pontos de ônibus, o DRT e a modernização do sistema semafórico. Vale destacar que tudo isso foi capitaneado pelo nosso superintendente", destacou JHC.
Quando teve a oportunidade de se pronunciar o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) revelou que não foi fácil conseguir a liberação do delegado André junto a Polícia Federal. Na oportunidade foi necessário um contato direto com o então ministro Sérgio Moro que acabou cedendo a liberação para a gestão da SMTT.
"Fiz questão de estar aqui por conta de sua postura pessoal e como gestor. Lembro que logo no momento de transição o prefeito JHC pode ver toda as suas qualidades. Ficou claro ali que era alguém que sabia trabalhar com dados e que tinha metas. Já encarou grandes missões como agente público e se destacou nacionalmente como secretário. Seu nome cresceu ainda mais e todas as pessoas com quem conversávamos referendavam o se nome", detalhou Cunha.