MENU

Jornalismo82 Publicidade 1200x90
20/04/2024 às 15h25min - Atualizada em 20/04/2024 às 15h25min

TRT determina que prefeitura de Maceió implante medidas de combate ao trabalho infantil

Por Assessoria
Reprodução

Maceió lidera os casos de trabalho infantil em Alagoas, com 10,2 mil registros segundo o Observatório de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pelo MPT e pela OIT.

O TRT determina que Maceió implemente medidas de combate ao trabalho infantil: Prazo de cumprimento de 24 obrigações é de 30 dias, sob pena de multa de R$ 20 mil.

A 7ª Vara do Trabalho da capital determinou que a prefeitura de Maceió adote medidas efetivas para combater o trabalho infantil. A decisão foi dada em resposta a um pedido de tutela de urgência feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil pública iniciada. A decisão, de quinta-feira, 11 de abril, foi divulgada nesta quarta-feira, 17.

A juíza do Trabalho Luciana Espírito Santo Silveira estabeleceu 24 obrigações para o município, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em 180 dias, destinado a identificar e afastar crianças e adolescentes envolvidos em trabalho infantil.

A decisão também exige que a prefeitura assegure um mínimo de 1% do orçamento municipal anualmente para a implementação de políticas públicas e do plano municipal de prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de programas de formação profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

No que diz respeito aos serviços socioassistenciais, as instalações físicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselhos Tutelares devem ter uma estrutura adequada para suas atividades, com ênfase em salas para atendimento individualizado. É crucial que as equipes dos CREAS e CRAS estejam bem preparadas e que haja uma quantidade suficiente desses serviços, considerando o tamanho da cidade.

O prazo para o cumprimento das determinações é de 30 dias, a contar da ciência da decisão, com multa de R$ 20 mil por item descumprido e por cada mês de omissão.

Acesse o link para mais informações:

MPT/AL garante 24 medidas para Município de Maceió implementar políticas públicas de combate ao trabalho infantil
https://www.prt19.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-al/1872-mpt-al-garante-24-medidas-para-municipio-de-maceio-implementar-politicas-publicas-de-combate-ao-trabalho-infantil


Confira na íntegra:

-  A ação civil pública do MPT/AL:
https://www.prt19.mpt.mp.br/images/Ascom/2024/abril/ACP_-_MUNIC%C3%8DPIO_DE_MACEI%C3%93_-_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_COMBATE_AO_TRABALHO_INFANTIL_-_MPT.pdf

- A decisão liminar da 7ª Vara do Trabalho da Capita:
https://www.prt19.mpt.mp.br/images/Ascom/2024/abril/LIMINAR_-_MUNIC%C3%8DPIO_DE_MACEI%C3%93_-_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_COMBATE_AO_TRABALHO_INFANTIL_-_7VTC.pdf


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalismo82.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp