A tentativa de assalto a banco, frustrada por policiais civis na madrugada desta segunda-feira, 30, deixou dois criminosos mortos após o confronto a tiros no município de Maribondo, no Agreste de Alagoas. Em coletiva de imprensa, no início da tarde, a Polícia Civil (PC) confirmou que um dos assaltantes atingido no tiroteio era do Paraná e conhecido pelas autoridades por praticar crimes contra agências bancárias por todo país. Ainda segundo a PC, os dois foram surpreendidos no momento em que tentavam abrir caixas eletrônicos, já dentro do banco, enquanto outros criminosos conseguiram fugir.
"Esse assaltante que é do Paraná é especialista em bancos do Bradesco, em abrir caixas eletrônicos, sabe os equipamentos. Ele tinha feito algumas ações em Pernambuco, e estaria em Alagoas há algumas semanas. O outro assaltante que morreu era alagoano. Quando eles estavam na agência, e iam iniciar a abertura dos caixas com as ferramentas, houve a chegada dos policiais", disse o delegado Thales Araújo.
Ainda de acordo com a polícia, o serviço de inteligência já monitorava um possível atentado a uma agência bancária no Agreste neste fim de semana. "Segundo informações apuradas, o assaltante bastante conhecido por todo Brasil estaria em Alagoas, e realizaria um assalto no fim de semana. A Polícia então foi direcionada para o Agreste, onde ficou por 48h, e identificamos a movimentação suspeita em Maribondo. O pessoal do Tigre foi até a agência do Bradesco e infelizmente houve o confronto. Os assaltantes reagiram, armados com revólver, pistola e espingarda de calibre 12, e houve as mortes", afirmou o delegado.
A PC destacou também que foram apreendidos equipamentos de serra, assim como outras ferramentas usadas para a abertura dos caixas eletrônicos. O material agora vai ser levado para a sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), em Santa Amélia, assim como veículo também apreendido na operação.
"Tinham outros assaltantes. Eram dois veículos e uma motocicleta. Estavam sendo usados em torno da agência. Tão logo, os indivíduos que davam apoio, perceberam a presença do Tigre, alguns se evadiram. Seriam três no carro e dois na motocicleta. Ao menos cinco estavam envolvidos, mas é um grupo grande que atua nacionalmente", complementou Sidney Tenório.
O crime - Uma agência bancária foi alvo de assaltantes na madrugada desta segunda-feira (30), no município de Maribondo, a 73 quilômetros da capital alagoana. De acordo com informações apuradas, o crime foi frustrado por policiais e dois suspeitos morreram após confronto a tiros. Ainda não há confirmação se outros assaltantes conseguiram fugir com quantia em dinheiro.
A operação policial que frustrou o crime teve participação das equipes da Seção de Roubo a Banco (SERB), do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) e Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dinpol).